Aprocura por plantas arbustivas é muito comum para ornamentar terrenos com espaços externos grandes. Podemos vê-las nas entradas de chácaras, nos canteiros de parques, nas laterais de áreas com gramados e em inúmeros outros contextos.
Em espaços médios ou pequenos, são úteis para valorizar jardins de frente e corredores de forma criativa, melhorando a sensação de frescor e aconchego.
Neste artigo, explicamos quais são as principais características das plantas arbustivas e apresentamos uma lista com as preferências de cultivo de 4 opções incríveis para cultivar em casa!
A principal característica das plantas arbustivas é que elas têm caules que são ramificados desde a base. Outro aspecto interessante é que são lenhosas e semilenhosas, termos se referem a capacidade de produção de madeira.
Para plantas ornamentais, essa característica é um fator fundamental para calibrar as regas, já que as mais lenhosas precisam de mais regas.
Em relação ao porte, têm, comumente, de 5 a 6 metros de altura. Além disso, não demandam espaços muito grandes para se desenvolver e permitem podas de formação ou para fins estéticos.
As plantas arbustivas tropicais, como a ixora (Ixora coccinea) e a helicônia (Heliconia rostrata), por exemplo, podem compor o paisagismo de espaços transformando os ambientes externos em verdadeiras obras de arte.
